Páginas

08 julho 2008

Um super comentário


A aluna Ylana do curso de enfermagem Santa Cruz, faz um relato com muita propriedade a respeito do movimento estudantil deflagrado no campus da UERN no Seridó. eis o comentário publicado na comunidade de enfermagem do 4º período no orkut:

Aos alunos de Caicó

"Desculpem a intromissão, mas não poderia deixar de manifestar a minha opinião diante de tal celeuma!
Nós, alunos da UERN de Santa Cruz passamos dois anos exatamente como vocês... acreditando nas promessas e com esperanças de ter a Universidade que sempre sonhamos! Ao longo desse tempo começamos a nos dar conta de que esse sonho, diante das nossas dificuldades, é na realidade uma utopia! Ora, se não temos nem livros disponíveis na biblioteca [exceto aqueles do 1° período que só chegaram no segundo], se não temos nem um ventilador na sala de aula e se até hoje esperamos que o acordado entre prefeitura e UERN [caso particular de Santa Cruz] fosse cumprido, teremos a Universidade que sonhamos?!
É realmente muito cansativo estar atrás de reitor, de comissão de implantação, de prefeito e de demais políticos...Mais canstivo ainda é ter que ouvir gritos do prefeito, ter que estar correndo atrás dele pra tentar marcar uma reunião, ter que ouvir dos representantes da UERN que tudo está sendo feito, ter que ficar sem assistir aula por falta de gasolina, ter que ouvir do prefeito que depois de 2 anos da existência do núcleo ele vai inaugurá-lo [na época da política], e depois disso tudo sentir que continuamos a ser ENGANADOS!!
Atualmente, a primeira e única turma de enfermagem da UERN de Santa Cruz consta apenas com 17 alunos! Achamos por bem continuar lutando pelo que deveria ser nosso por DIREITO! Não temos CA, e sempre foi muito difícil reunir a turma toda para reuniões e reivindicações... mas diante disso, NÃO desistimos!! Eu, particularmente, passei a pensar da seguinte forma: "Se alguns não estão aqui pra lutar por todos, eu vou, mas é por mim, pela minha formação!!!"
Bem, até agora, conseguimos que a Câmara Municipal de Santa Cruz enviasse ao Prefeito, ao Reitor, ao Governo do Estado e ao Deputado Cláudio Porpino ofícios de solicitação para uma assembléia! Estamos ainda esperando respostas, e tentando pagar pra ver se o prazo pedido pelas empresas que fornecerão o material do laboratório será realmente cumprido!

Como diz nosso querido Alcides: “É pagar pra ver!”... Estamos tendo aulas, e até agora está dando certo... tirando que também estamos esperando o prefeito cumprir a palavra de que atenderá aos nossos pedidos! Continuamos num fogo cruzado, mas sem medo de lutar pelos nossos direitos! Enfim pessoal, a mensagem que eu gostaria de deixar pra vocês é que se UNAM, lutem, não se iludam, pq de ilusão estamos vivendo precariamente a dois anos! Nossa realidade em Santa Cruz é um pouco diferente da de vocês pq funcionamos dependendo de algumas outras circunstâncias e ainda mais pq somos uma única turma de enfermagem. Quero dizer que continuem na luta, unidos aos alunos dos outros períodos e dos outros cursos, pq aquilo tudo é de todos vocês, e cabe apenas a vocês fazerem a sua formação e o nome da universidade a qual vocês pertencem! E quanto a nós, alunos de Santa Cruz, por mais que estivemos em lutas diferentes, considerem-nas paralelas e com um mesmo propósito! Estaremos dispostos a contribuir com vocês! Desculpem o “livro” e obrigada pelo espaço! Um abraço a todos e muita força na luta!!!"



Um comentário:

Anônimo disse...

Massa esse texto