Páginas

17 julho 2008

Odontologia no Campus UERN do Seridó

O curso de odontologia da UERN, que funciona no Campus do Seridó, mais precisamente na cidade de Caicó/RN, vem desde o seu inicio mostrando um belíssimodesenvolvimento quanto à participação em eventos científicos e a produção de trabalhos e a realização de pesquisas e extensões.

A maior conquista do Curso de Odontologia foi a participação no 19º Congresso Pernambucano de Odontologia, congresso esse a nível Internacional. Todos os trabalhos obtiveram destaque e elogios dos demais participantes do evento, e o Fórum Clínico Acadêmico intitulado “O AUTO-EXAME DA BOCA E O PAPEL DO CIRURGIÃO DENTISTA NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER ORAL”, de autoria do aluno ALEXANDRE POLICARPO DA SILVA, sendo orientado pela PROFª DRª ERICKA JANINE DANTAS DA SILVEIRA e tendo com co-autores os alunos ANA CLARA SOARES PAIVA, THIAGO FERNANDO DE ARAÚJO SILVA, RONILSON BATISTA DE SOUZA E EDUARDO JOSÉ GUERRA SEABRA, foi premiado na sua modalidade obtendo a pontuação máxima, conseguindo assim o 1º lugar. É importante ressaltar que todos os resumos dos 17 trabalhos apresentados foram publicados no Suplemento 1 da Revista da Associação Brasileira de Odontologia, volume XV, nº 6, de Janeiro de 2008, sendo considerada hoje uma das mais importante publicação cientifica odontológica no Brasil.

Mas nossas vitórias e conquistas não se limitem a apenas essa participação, tivemos muitas outras, e continuaremos a leva o nome do Curso de Odontologia/UERN para diversos outros eventos científicos, mostrando que não deixamos a dever em nada em relação a outras Instituições de Ensino Superior. Veja um pouco de nossa história.

No ano de 2007, pouco tempo após o inicio do 2º período, nós alunos da 1ª turma tivemos o primeiro contato com a vida cientifica, participando do X CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – X CORN, realizado em conjunto com o II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DO RN, I CONGRESSO DE ODONTOLOGIA LEGAL DO RN, entre outros eventos, realizado no Centro de Convenções de Natal/RN de 23 a 26 de agosto de 2007, onde na ocasião dos 19 alunos matriculados no curso, houve a participação de 14. A nossa participação foi apenas como ouvintes, pois como estávamos iniciando o curso, queríamos ter uma visão ampla de como os trabalhos eram apresentados em um congresso.

Além de participamos como ouvintes nesse importante evento da odontologia Norte-riograndense, dois dos alunos (NÚBIA PRISCILLYANA A. PAIVA E THIAGO FERNANDO DE ARAÚJO SILVA) participaram como Membros da Comissão Organizadora do Evento, uma vitória para o curso de Odontologia da UERN, visto que estávamos apenas iniciando o nosso percurso acadêmico.

Por volta dessa mesma época, os alunos começaram discutir a possibilidade da criação de um site para a divulgação de informações sobre o curso de odontologia e das realizações dos alunos e professores. O site foi elaborado e colocado no ar, funcionando até hoje sobre a total manutenção dos alunos, tendo sempre o apoio dos professores e demais funcionários no que diz respeito a prestação de informações precisas para que seja possível manter os alunos bem informados sobre as atividades realizadas no curso. Com a criação do Centro Acadêmico Odontogênese (órgão de representação dos alunos de odontologia/UERN), sendo primeiro Centro Acadêmico a ser fundado e dado posse a uma Diretoria no Campus do Seridó/RN, o site passou a ser organizado por uma Coordenação (Coordenação de Comunicação Eletrônica) criada para esse objetivo, sendo formado por cinco alunos, dando continuidade ao trabalho e mantendo o site como uma fonte de informação para os alunos do curso.

A participação no X CORN era o que faltava para despertar nos alunos o espírito de pesquisadores e produtores de conhecimento, no mesmo ano, mesmo correndo contra o tempo e em meio a diversas dificuldades de um período apertado, conseguimos com muita luta e força de vontade elaborar e enviar 14 trabalhos para o 14º ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO – 14º ENCOPE da UERN, realizado em outubro de 2007 no Campus Central da UERN na cidade de Mossoró/RN, sendo todos os trabalhos aprovados para apresentação, os mesmos eram relacionados à revisão de literatura de temas de grande importância para a Odontologia como também alguns trabalhos já frutos de projetos de extensões e pesquisas.

Após a nossa belíssima participação no 14º ENCOPE, a nossa vontade de produzir trabalhos científicos foi cada vez aumentando. No inicio de nosso terceiro período ficamos sabendo da preparação para a realização do 19º CONGRESSO PERNAMBUCANO DE ODONTOLOGIA – 19º COPEO, evento esse realizado em conjunto com o CONGRESSO DOS 90 ANOS DA FEDERAÇÃO ODONTOLÓGICA LATINO-AMERICANA e o 4º CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABO NACIONAL, que seria realizado de 13 a 16 de março de 2008. Mesmo estando com pouco tempo para a elaboração e submissão dos trabalhos, conseguimos submeter 22 trabalhos de revisão de literatura, sendo 2 trabalhos enviados na modalidade de Fórum Clinico Acadêmico, ligados ao projeto de pesquisa sobre câncer oral, 4 Fóruns Científicos Acadêmicos e 16 Painéis, ambas as revisões de literatura de importantes temas odontológicos e correlações odontológicas de temas afins. Desses trabalhos tivemos todos os Painéis aceitos para apresentação e um Fórum Clínico Acadêmico. No total foram 11 alunos apresentando trabalhos e uma aluna como ouvinte.

Ainda em março desse ano, tivemos a realização da I SEMANA UNIVERSITÁRIA DO CAMPUS DO SERIDÓ, realizado em conjunto com a V JORNADA DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA/RN, realizados entre o dia 31 de março a 03 de abril de 2008. Nesse evento a turma de odontologia enviou 7 trabalhos de revisão de literatura, sendo 6 aceitos para apresentação, todos na modalidade de Apresentação Oral. Também houve a participação do Centro Acadêmico na Comissão Organizadora representado pelos alunos THIAGO FERNANDO DE ARAÚJO SILVA, ALEXANDRE POLICARPO DA SILVA E HINDIANE SAIURES ARAÚJO DE MEDEIROS, e 5 Voluntários sendo eles ANA CLARA SOARES PAIVA, JENNIFER SANZYA SILVA DE ARAÚJO, MARCUS VINICIUS DA SILVA, NÚBIA PRISCILLYANA A. PAIVA E LIGIA OLIVEIRA PINTO, que procuraram contribuir ao máximo para o excepcional sucesso do evento. Nesse evento tivemos o trabalho intitulado DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA: ASPECTOS LEGAIS DE INTERESSE PARA O CIRURGIÃO DENTISTA, de autoria da aluna ANA CLARA SOARES PAIVA, orientado pela PROFº MS. ADRIANA GOMES DE AMORIM, tendo como co-autores JENNIFER SANZYA SILVA DE ARAÚJO, RAFAELLA DANTAS ROCHA, THIAGO FERNANDO DE ARAÚJO SILVA E ALEXANDRE POLICARPO DA SILVA, premiado como o melhor trabalho na área de Odontologia.

Além das participações em congressos em outros eventos científicos e de apresentações de trabalhos nos mesmo, temos a realização de diversos projetos de pesquisas e extensões, apoiados tanto pela UERN como pelo CNPq, e tendo muitos outros sendo elaborados, sendo que até julho de 2008 tivemos a realização ou participação de alunos em 3 projetos de extensões apoiados pela PROEX/UERN, uma atividade curricular em comunidade e 1 projeto de pesquisa apoiado pelo PIBIC/CNPq. Já para a partir de agosto de 2008 teremos mais dois projetos de pesquisas a ser realizado, que foram recentemente aprovados na PROPEG. Um é a continuação do estudo já iniciado em Caicó, que trata do levantamento do nível de conhecimento da população e odontólogos do pólo do Seridó, sendo que em primeira ocasião foi realizado apenas em relação a população de Caicó/RN. O segundo trata da verificação da Prevalência de Imunização entre o pessoal da Área Odontológica da Cidade de Caicó/RN.

Isso é só o inicio, estamos aqui não apenas para a obtenção de um diploma de Ensino Superior, queremos levar a população uma melhor qualidade de vida e servir como formadores e produtores de conhecimentos, e dependendo dos alunos e professores do Curso de Odontologia/UERN, seremos referência no que diz respeito à Odontologia.

THIAGO FERNANDO DE ARAÚJO SILVA

Aluno do 4º Período de Odontologia/UERN

Nenhum comentário: