Páginas

08 julho 2008

A greve dos estudantes do campus de caicó continua, em busca de uma caicó melhor nos serviços de saúde.


Enviado a todos os alunos pelo professor Alcides Leão

Os Centros Acadêmicos de Enfermagem e Odontologia informa aos internautas e a população caicoense que a situação do curso de Enfermagem e Odontologia do Campus do Seridó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte foi implantado através de “politicagem”, sendo que os lutadores por essa implantação não tinham a mínima noção dos requisitos básicos que um curso da área biomédica exige como estrutura física, acervo bibliográfico e laboratórios com equipamentos para que possa ocorrer um ensino e aprendizagem de qualidade.

Esses cursos na nossa Caicó têm um peso enorme no que se refere aos benefícios que podem ser oferecidos, uma cidade com profissionais capacitados possibilita ao Sistema de Saúde melhorias de atendimento, como também estão presentes no controle de qualidade do serviço nos aspectos inerentes à sua profissão. A atuação do profissional dessa área consiste na promoção, tratamento e reabilitação da saúde das pessoas. O enfermeiro, como profissional autônomo, é responsável pela assistência de enfermagem e atua junto a equipes formadas por técnicos e auxiliares, nas atividades assistenciais, administrativas, de ensino e de pesquisa, nos diferentes serviços de saúde, ou seja, são melhorias no atendimento aos pacientes/clientes que serão atendidos em Caicó e toda região. Todo ano a cidade acolhe novos estudantes de Enfermagem e Odontologia, e essas pessoas só contribui para o crescimento da região, o comércio cresce, é o nome da nossa cidade que esta nos congressos, seminários e eventos de caráter científico e social.
Ademais, vimos constantemente que este comportamento de descréditos ao Campus de Caicó tem possibilitado a criação de fissuras nas relações que se estabelecem entre os sujeitos que cuidam e os que são cuidados, desfavorecendo a qualidade e eficácia do produto final que é a promoção de uma Caicó mais rica em Enfermeiros e Dentistas.
Caicó precisa de profissionais que tenham sólido conhecimento das áreas de formação básica, capacidade em se apropriar de novos conhecimentos de forma autônoma e independente, espírito de pesquisa para acompanhar o desenvolvimento cientifico, aptidão para desenvolver soluções originais e criativas, habilidade para trabalhar em equipe - coordenando grupos multidisciplinares, conhecimento de aspectos legais, compreensão de problemas administrativos, ambientais, políticos e sociais, e dos princípios éticos que o habilitem a exercer plenamente a cidadania, fazendo um pólo rico em formação e formadores nacionalmente.
Pedimos a nossa Governadora Wilma Maria de Faria um olhar de atenção para o Campus de Caicó, acreditamos que a mesma sendo professora é conhecedora das exigências básica para uma formação. A sociedade Caicoense e de todo Seridó poderá nos ajudar colocando o nome completo e o Rg no abaixo-assinado disponível em http://www.abaixoassinado.org/ , localizado na área de educação, na página 16 com o seguinte título: Repudiar a situação do Campus do Seridó 'Governadora Wilma Maria de Faria' (de 2008-06-24).

É nosso direito ter laboratórios, acervo bibliográfico, estrutura física adequada e principalmente respeito para aqueles que deram um voto de confiança a UERN

Um comentário:

Anônimo disse...

é vergonhoso ler essa notícia, até aundo esses políticos vão ver que o pessoal não é tão idiota, são milhares e milhares de dinheiro que são gastos nas festas, em pontes, em parques, em capanhas, mas na EDUCAÇÃO, a realidade é bastante diferente.
Será que vocês não percebem que investir nesses profissionais é investir na cidade de Caicó, é inverstir no Sistema de Saúde de Caicó..

Chega
Chega
Chegaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Vamos ter pelo menos respeito com esses estudantes e com a sociedade de Caicó, não são as festas, as pontes, as campanhas que alimentam a formação de uma consciência crítica, e sim os estudos!

Esta mais que claro que o que falta para melhorar Caicó e esse país são pessoas de carater e políticos de carater, pois o problemas esta mais que visto.

Cansei de expressar minha angústia diante de tamanhã situação….

Fé para esses alunos e continuem na luta, pois baixar a cabeça e assistir aula é concordar com essa falta de respeito que estão tendo com vocês.