Páginas

10 julho 2008

Documento resposta ao Srº. Reitor



GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN
CAMPUS DO SERIDÓ GOVERNADORA WILMA MARIA DE FARIA
CENTRO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM DO SERIDÓ – CAES
CENTRO ACADÊMICO ODONTOGÊNESE – CAO
RUA: ANDRÉ SALES – PAULO VI – CAICÓ/RN TEL.: (84) 3421-6513 CEP: 59.300.000
e-mail: caesuern@gmail.com; odontouerncaico@gmail.com


Resposta dos Estudantes.
Senhor Reitor,


O atual movimento de greve dos alunos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem e Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte reflete bem o que está acontecendo devido à política estabelecida não está cobrindo nossas exigências, o desmantelamento da nossa universidade pública. Nós, estudantes universitários da UERN, em histórica Assembléia Estudantil, no dia 04 de julho de 2008, decidimos continuar parados, pois acreditamos que todas as nossas reivindicações são justas e estão de acordo com a Defesa do Ensino Público, Gratuito e de Qualidade.
Sabemos que o senhor reitor era contra a instalação do campus da UERN em Caicó no ano de 2006, justificando que não existiam condições naquela época. É certo que tudo está em processo de licitação, mais nosso objetivo agora é termos a nossa faculdade em funcionamento de verdade, com as nossas práticas na cidade de Caicó. O nosso movimento está fornecendo “um tempo", para que o nosso campus possa funcionar com dignidade, ou seja, uma credibilidade que nossa instituição merece e da qual fazemos parte.
As nossas reivindicações estão dentro do quadro de uma certa anormalidade, já que alunos deveriam estar dentro das salas de aula, ajudando ao reitor e todos aqueles que administram a erguer o nome desta instituição, pedimos senhor reitor a oportunidade de fazer dessa UERN uma universidade de renome, apenas queremos que o normal tanto falado esteja compreendido dentro da nossa realidade. O movimento tem como principal objetivo a aquisição dos equipamentos para os laboratórios, visto que as obras estão sendo concluídas e os livros estarão na nossa Universidade no dia 15 de Agosto de 2008 como o senhor e os pró-reitores deixaram esclarecido, sendo assim, o retorno da atividade do campus entraria na normalidade quando as condições forem suficientes com ensino de qualidade, pois não é normal, administrar aulas teórico-práticas, apenas com teoria.


A prestação do ensino num ambiente em que não se faz a pesquisa científica, numa Universidade sem laboratórios, sem bibliotecas adequadas, sem os instrumentos e, sobretudo, sem os homens indispensáveis para a criação de conhecimento, para a invenção de pensamento e mecanismos originais, tal prestação de ensino é estéril, é um ensino livresco, repetição exclusiva e monótona do que outros fizeram e escreveram. (LOPES, 2004).


Portanto, solicitamos que o senhor reitor entre emergencialmente em contato com a Governadora Wilma Maria de Faria, pois sabemos que a Universidade é dependente de recursos financeiros, não podemos resolver os problemas sozinhos, e aproveitaríamos para convidá-la para ter uma conversa com o senhor reitor e o representante dos cursos de Enfermagem e Odontologia, para que a mesma possa entender que a nossa formação não esta sendo de digna de direito e respeito.
O Brasil só será um país decente quando a Educação Pública for tratada com seriedade e prioridade, por isso qualquer política que retire investimentos da Educação deve ser duramente rejeitada por toda a população.




Hérvora Santuzza Pereira Araújo
Presidente do CAES
Rodrigo Maristony Medeiros Dantas
Presidente do CAO

Nenhum comentário: