Páginas

19 janeiro 2012

Indicações de remoção de material de síntese no complexo maxilofacial: revisão sistemática de literatura

Mayko Naruhito Tanabe*
Luis Carlos Gonçalves Figueira*
Marcelo Zillo Martini**
Shajadi Carlos Pardo Kaba***
Carlos Henrique Hueb****
Elio Hitoshi Shinohara*****

***** Residente do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Geral “Dr José Pangella” de Vila Penteado. São Paulo-SP.
***** Cirurgião Bucomaxilofacial, Aluno de Pós-Graduação do Programa de Diagnóstico Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
***** Cirurgião Bucomaxilofacial dos Serviços de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Geral “Dr José Pangella” de Vila Penteado e Hospital
Universitário da Universidade de São Paulo, Professor Assistente da Faculdade de Odontologia da Universidade de Santo Amaro (UNISA).
***** Cirurgião Bucomaxilofacial do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Municipal Ermelino Matarazzo SMS/SP.
***** Cirurgião Bucomaxilofacial, Professor Orientador do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Faculdade de Odontologia da UNESP- Araçatuba e Assistente do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo-SP.

RESUMO
O objetivo desta revisão sistemática de literatura é avaliar indicações para remoção ou não do material de síntese utilizado no tratamento cirúrgico das fraturas da face. Utilizou-se para a revisão de literatura o índice “Medline” com as palavras-chave “facial fracture and miniplates removal”, onde foram encontrados 06 artigos publicados entre os anos de 1998 a 2007 e que apresentavam indicações para a remoção de material de síntese. As principais indicações para a remoção foram: infecção, dor, placas palpáveis e exposição. Concluiu-se que não existem estudos definitivos quanto a melhor conduta a ser tomada, cabendo ao cirurgião avaliar cada caso para definir qual a melhor conduta a ser tomada.

DESCRITORES: Titânio • Traumatismos faciais • Infecção.

Nenhum comentário: