Páginas

19 janeiro 2012

Controle da dor pós-operatória em odontologia com cetorolaco de trometamol

Janayna Gomes PAIVA-OLIVEIRA1;
Paulo Roberto Haidamus O. BASTOS2;
Júlio César Leite da SILVA3.

1. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Campo Grande, MS, Brasil.
2. Professor Doutor. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, Campo Grande, MS, Brasil.
3. Professor Adjunto da Disciplina de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo  Grande, MS, Brasil.

 
Resumo
O controle da dor e da inflamação pós-operatória são constantes preocupações dos cirurgiões, bem como o bem-estar do paciente após o ato cirúrgico, esses fatores estão intimamente ligados ao sucesso dos procedimentos e técnicas aplicadas. O cetorolaco é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) não seletivo, que age indistintamente sobre as cicloxigenases 1 e 2 e está indicado no tratamento da dor pós-operatória ou processos dolorosos de intensidade moderada a grave. Esta revisão de literatura se propôs a elucidar os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios do cetorolaco de trometamol aplicado tanto
de forma preventiva quanto pre-emptiva no tratamento da dor, bem como suas reações adversas, apresentando vantagens e desvantagens deste fármaco. Diante da revisão de literatura abordada, os autores concluíram que: a analgesia pre-emptiva deve ser feita sempre que possível; o cetorolaco de trometamol
apresenta maior eficácia analgésica que os opióides, porém, deve ser usado em curto prazo, pelo risco de desenvolver doenças gastrointestinais, além do cuidado da sua indicação que segue as recomendações comuns a todos os AINES empregados em odontologia.

Palavras-chave: Cetorolaco. Cetorolaco de trometamina. Agentes antiinflamatórios.




Acesse original

Nenhum comentário: