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11 fevereiro 2015

Trauma dentário na infância: avaliação da conduta dos educadores de creches públicas de Patos-PB


Dental trauma in childhood: evaluation action of educators in public nurseries from the city of Patos/PB

Luciana Ellen Dantas Costaa, Faldryene de Sousa Queiroza, Carolina Bezerra Cavalcanti Nóbregaa, Maronilson Soares Leitea, Waleska Fernanda Souto Nóbregaa, Eliete Rodrigues de Almeidab
aUFCG – Universidade Federal de Campina Grande, Patos, PB, Brasil
bUNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil


Introdução
O trauma dental na infância ocorre em locais de assistência a essa fase e a conduta tomada pelos cuidadores, após o acidente, influencia diretamente no prognóstico.

Objetivo:
Avaliar o conhecimento dos Educadores de creches públicas sobre que condutas tomariam frente ao trauma dentário na infância.

Metodologia:
Por meio de estudo descritivo transversal, foi aplicado um questionário a 23 Educadores das creches públicas do Município de Patos-PB, para avaliar o perfil dos sujeitos e a conduta frente a situações emergenciais de trauma dentário nosescolares. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde e Tecnologia Rural – UFCG, sob protocolo n.º 056/2011. Para análise e tabulação dos dados, foi utilizado o programa estatístico SPSS versão 18.0.

Resultado:
Observou-se que a maioria dos Educadores (91,3%) nunca foi capacitada, não estando estes aptos a realizar o primeiro atendimento em caso de trauma dentário. Com relação ao tema avulsão dentária, 60,9% dos Educadores não saberiam o que fazer em caso de avulsão do dente permanente e 40,3%, do decíduo. Diante do dente avulsionado, 26,1% lavariam o dente rapidamente com água corrente, o armazenaria em um guardanapo, lenço ou algodão (21,7%) e levaria a criança ao Cirurgião-Dentista. Diante de fratura coronária de dente, 34,8% guardariam o pedaço fraturado, enquanto que 39,1% não saberiam como proceder. Todos os entrevistados julgaram ser muito importante uma capacitação com os docentes, para realizar as primeiras medidas emergenciais frente ao trauma dentário.

Conclusão:
A maioria dos Educadores não está preparada para lidar com trauma dentário na infância, apresentando pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema em questão, sendo necessária a inserção de programas que visem à capacitação docente em saúde bucal.
Palavras-Chave: Docentes; conhecimento; avulsão dentária


Introduction:
Dental trauma in childhood occurs in locals they are assisted and action taken by caregivers after the accident directly influences the prognosis.

Objective:
To assess the knowledge of educators in public nurseries toward their atitudes when facing dental trauma in childhood.

Methodology:
Through a cross-sectional study, a questionnaire was given to 23 educators in public daycare centers in Patos/PB to assess personal characteristics and behavior in relation to emergency situations of dental injuries in school. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Health Center and Rural Technology/UFCG, protocol number 056/2011. For analysis and tabulation of the data SPSS version 18.0 was used.

Result:
It was observed that the majority of educators (91.3%) were never trained, not being able to perform the first care in the event of dental trauma. On the dental avulsion topic, 60.9% of the teachers did not know what to do in case of avulsion of permanent teeth, and 40.3% of deciduous. Before the avulsed tooth, 26.1% would quickly wash the tooth with running water, would store on a napkin, handkerchief or cotton (21.7%) and take the child to the dentist. In relation to crown fracture of tooth, 34.8% would keep the fractured piece, while 39.1% would not know how to proceed. All respondents felt it was a very importante a training session with the teachers to make them conduct first emergency care in dental trauma.

Conclusion:
Most educators are not prepared to deal with dental trauma in childhood, with little or no knowledge about the subject, the inclusion of programs aiming teacher training in oral health is needed.
Key words: Faculty; knowledge; tooth avulsion


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