Páginas

11 fevereiro 2015

Avaliação das doenças orais em uma população de pacientes com necessidades especiais

RGO.Revista Gaúcha de Odontologia (Online)

versão On-line ISSN 1981-8637

Evaluation of oral diseases in a population of special needs patients

 

Resumo

OLIVEIRA, Francisco Artur Forte et al. Avaliação das doenças orais em uma população de pacientes com necessidades especiais. RGO, Rev. gaúch. odontol. (Online) [online]. 2013, vol.61, n.1, pp. 77-83. ISSN 1981-8637.
Objetivo Avaliar a condição de saúde bucal de uma população de pacientes com necessidades especiais atendida no curso de especialização da Associação Brasileira de Odontologia, Seção Ceará. Métodos Nesse estudo de natureza descritiva e transversal utilizou-se os índices CPO-D e IPC para avaliação das doenças cárie e periodontal, respectivamente, entre os meses de Agosto de 2009 e Março de 2010. Necessidades de tratamento dentário e outras lesões em tecidos moles orais também foram investigadas. Resultados Realizaram-se exames bucais em 88 pacientes selecionados por conveniência, sendo a média de idade correspondente a 43,8 ± 16 anos. A maioria se enquadrava no grupo de doenças sistêmicas (68,1%), destacando-se as diseases cardiovasculares (15,9%). O índice CPO-D médio foi 17,54 ± 7,13, com 87,5% dos pacientes apresentando cárie ativa. Segundo o maior grau de condição periodontal observado no indivíduo, o cálculo dental (índice 2) foi o que esteve presente em um maior número de pacientes (50,9%). Quanto às necessidades de tratamento dental, 68,1% deles necessitaram de tratamento restaurador, 43,1% de tratamento cirúrgico (exodontias) e 21,5% de tratamento endodôntico. Não foram encontradas anormalidades em tecido mole na maioria dos pacientes (89,7%). Conclusão Os pacientes examinados possuíam alta prevalência de doenças orais, como cárie e gengivite/periodontite e, conseqüentemente, grande necessidade de tratamento odontológico. Diante dos resultados, torna-se importante motivar a atenção odontológica e as práticas preventivas voltadas para essa parcela da população.
Palavras-chave : Assistência odontológica para pessoas com deficiência; Assistência odontológica para doentes crônicos; Epidemiologia; Saúde bucal. 

Nenhum comentário: