Páginas

24 outubro 2012

Avaliação clínica em curto prazo do sistema de Cone Morse e plataforma reduzida em prótese sobre implantes do tipo protocolo: estudo piloto randomizado controlado


PALAVRAS-CHAVE: Anatomia e histologia; ensaio clínico; gengiva; implantes dentários; prótese dentária; processo alveolar.

RESUMO: Implantes dentários com conexões do tipo Cone Morse combinados a plataforma reduzida podem minimizar a reabsorção da crista óssea perimplantar. Entretanto, ainda não está claro se seu uso resultaria também em uma melhor manutenção da altura dos tecidos moles, o que poderia interferir no resultado estético final. Objetivo: Este estudo teve o objetivo de avaliar os tecidos moles ao redor de implantes dentários com Cone Morse, comparativamente àqueles com hexágono interno, em pacientes com edentulismo total, submetidos a carregamento imediato com prótese total fixa inferior. Material e método: Dez pacientes tiveram quatro implantes instalados na mandíbula, dois com Cone Morse e dois com hexágono interno, sendo a prótese instalada 72 horas após esse procedimento. Três meses depois, o índice de placa, o índice de sangramento à sondagem, a profundidade de sondagem, a posição do tecido marginal e o nível de inserção relativo foram avaliados pelos testes t e Wilcoxon (α = 5%). Resultado: Nos implantes com Cone Morse, a profundidade de sondagem foi significantemente menor do que naqueles com hexágono interno (p = 0,02). Nos implantes com Cone Morse, o tecido marginal estava em média 0,6 mm coronal à junção prótese-conector protético, enquanto que, nos implantes com hexágono interno, o tecido marginal esteve em média 0,4 mm apical à junção prótese-componente protético (p = 0,001). Adicionalmente, a inserção clínica nos implantes com Cone Morse estava em um nível mais coronal do que naqueles com hexágono interno (p = 0,02). Conclusão: Nas condições estudadas, os implantes do sistema Cone Morse se mostraram mais eficientes em manter a altura dos tecidos moles perimplantares do que os implantes do sistema hexágono interno. 


Nenhum comentário: