Páginas

02 setembro 2011

Alterações patológicas e fraturas do ângulo mandibular justificam a extração profilática de terceiros molares inferiores?

Volume 40 Nº 2

Bruno Gomes Duarte; Eduardo Dias-Ribeiro; Julierme Ferreira Rocha; Marcelo Bonifácio da Silva Sampieri; Eduardo Sant’Ana; Eduardo Sanches Gonçalves

PALAVRAS-CHAVE: Extração dentária; terceiro molar; cirurgia maxilofacial

RESUMO: Atualmente, a remoção dos terceiros molares inferiores retidos apresenta-se como um procedimento cirúrgico comum dentro dos consultórios odontológicos, sendo que a maioria é extraída profilaticamente. A indicação de remoção apresenta-se indefinida na literatura atual, uma vez que a manutenção dos mesmos relaciona-se com complicações patológicas ou traumáticas; entretanto, o procedimento cirúrgico propriamente dito não se apresenta livre de complicações, fato este que pode contraindicar a intervenção cirúrgica profilática. Este trabalho objetiva, por meio de revisão da literatura, abordar informações sobre a remoção profilática dos terceiros molares inferiores retidos e assintomáticos, visando inquirir sobre a correlação entre os mesmos com as fraturas mandibulares e as possíveis alterações foliculares patológicas.


Acesse original

Nenhum comentário: