Dental trauma in childhood: evaluation action of educators in
public nurseries from the city of Patos/PB
Luciana Ellen Dantas Costaa⋆, Faldryene de Sousa Queiroza, Carolina Bezerra Cavalcanti Nóbregaa, Maronilson Soares Leitea, Waleska Fernanda Souto Nóbregaa, Eliete Rodrigues de Almeidab
aUFCG – Universidade Federal de Campina
Grande, Patos, PB, Brasil
bUNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul, São
Paulo, SP, Brasil
Introdução
O trauma dental na infância ocorre em locais de assistência a essa fase
e a conduta tomada pelos cuidadores, após o acidente, influencia
diretamente no prognóstico.
Objetivo:
Avaliar o conhecimento dos Educadores de creches públicas sobre que condutas
tomariam frente ao trauma dentário na infância.
Metodologia:
Por meio de estudo descritivo transversal, foi aplicado um questionário a 23
Educadores das creches públicas do Município de Patos-PB, para avaliar o
perfil dos sujeitos e a conduta frente a situações emergenciais de trauma
dentário nosescolares. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em
Pesquisa do Centro de Saúde e Tecnologia Rural – UFCG, sob protocolo n.º
056/2011. Para análise e tabulação dos dados, foi utilizado o programa
estatístico SPSS versão 18.0.
Resultado:
Observou-se que a maioria dos Educadores (91,3%) nunca foi capacitada, não
estando estes aptos a realizar o primeiro atendimento em caso de trauma
dentário. Com relação ao tema avulsão dentária, 60,9% dos Educadores não
saberiam o que fazer em caso de avulsão do dente permanente e 40,3%, do
decíduo. Diante do dente avulsionado, 26,1% lavariam o dente rapidamente com
água corrente, o armazenaria em um guardanapo, lenço ou algodão (21,7%) e
levaria a criança ao Cirurgião-Dentista. Diante de fratura coronária de
dente, 34,8% guardariam o pedaço fraturado, enquanto que 39,1% não saberiam
como proceder. Todos os entrevistados julgaram ser muito importante uma
capacitação com os docentes, para realizar as primeiras medidas emergenciais
frente ao trauma dentário.
Conclusão:
A maioria dos Educadores não está preparada para lidar com trauma dentário na
infância, apresentando pouco ou nenhum conhecimento sobre o tema em questão,
sendo necessária a inserção de programas que visem à capacitação docente em
saúde bucal.
Introduction:
Dental trauma in childhood occurs in locals they are assisted and action
taken by caregivers after the accident directly influences the
prognosis.
Objective:
To assess the knowledge of educators in public nurseries toward their
atitudes when facing dental trauma in childhood.
Methodology:
Through a cross-sectional study, a questionnaire was given to 23 educators in
public daycare centers in Patos/PB to assess personal characteristics and
behavior in relation to emergency situations of dental injuries in school.
The study was approved by the Research Ethics Committee of the Health Center
and Rural Technology/UFCG, protocol number 056/2011. For analysis and
tabulation of the data SPSS version 18.0 was used.
Result:
It was observed that the majority of educators (91.3%) were never trained,
not being able to perform the first care in the event of dental trauma. On
the dental avulsion topic, 60.9% of the teachers did not know what to do in
case of avulsion of permanent teeth, and 40.3% of deciduous. Before the
avulsed tooth, 26.1% would quickly wash the tooth with running water, would
store on a napkin, handkerchief or cotton (21.7%) and take the child to the
dentist. In relation to crown fracture of tooth, 34.8% would keep the
fractured piece, while 39.1% would not know how to proceed. All respondents
felt it was a very importante a training session with the teachers to make
them conduct first emergency care in dental trauma.
Conclusion:
Most educators are not prepared to deal with dental trauma in childhood, with
little or no knowledge about the subject, the inclusion of programs aiming
teacher training in oral health is needed.Acesse o original
Nenhum comentário:
Postar um comentário