Páginas

25 maio 2010

Efeitos dos Piercings Bucais

Artigos da ADA
Vários
Site ADA

Outubro 2008.


O piercing está se tornando uma forma mais prevalente de arte corporal e de auto-expressão na sociedade atual. Pessoas interessadas nessa tendência, no entanto, devem estar conscientes de que essa prática não está livre de riscos para a saúde.

Piercings bucais, localizados na língua, nos lábios, nas bochechas ou numa combinação desses locais, têm se mostrado envolvidos em diversos problemas bucais e sistêmicos.

Pessoas que colocam piercings bucais geralmente se submetem ao procedimento sem anestesia. No piercing lingual, uma jóia com formato de barbilhão é tipicamente colocada na língua usando-se uma agulha. Inicialmente, é colocado um dispositivo temporário mais comprido do que a jóia de escolha para acomodar a inflamação pós-piercing. Na ausência de complicações, a cicatrização leva de quatro a seis semanas.

A língua dividida é considerada por alguns como uma forma de arte corporal. O processo literalmente divide a língua da pessoa em dois pedaços, criando um aspecto “de garfo”. Sem anestesia, um bisturi pode ser usado seguido por um instrumento de cauterização, ou uma linha de pesca pode ser passada por um orifício perfurado na língua e puxada para frente, dividindo a extremidade da língua em duas partes.

Os indivíduos afastam regularmente as duas partes da língua para manter a divisão e evitar que as partes voltem a se unir na cicatrização. Uma vez cicatrizada a língua, pode ser necessária uma cirurgia adicional para reparar a “divisão”, caso o indivíduo deseje fazer a reversão.

Sintomas comuns após piercing bucal incluem dor, inflamação, infecção, aumento do fluxo salivar e lesões ao tecido gengival. Se houver um vaso sanguíneo no caminho da agulha durante a perfuração, um sangramento grave e de difícil controle pode resultar. Para alguns, com dentes lascados ou fraturados, a contaminação sanguínea ou mesmos coágulos sanguíneos podem ocorrer. Para muitos, a inflamação da língua é um efeito colateral comum. Em casos extremos, a inflamação da língua grave pode realmente causar a oclusão da via respiratória e impedir a respiração.

Infelizmente, muitas pessoas com piercings bucais não se dão conta de que esses efeitos colaterais alarmantes podem acontecer com elas. Portanto, deixe de lado os adornos bucais e deixe que seu sorriso saudável dite o tom da sua moda.




Hábitos Alimentares que Podem Prejudicar os Dentes


Alguns hábitos alimentares podem destruir sem dó seu corpo e seus dentes. Por exemplo, petiscar o dia inteiro pode aumentar o risco de cárie dentária. Tomar refrigerantes aos golinhos e beliscar lanchinhos aumentam a taxa de ataques ácidos nocivos ao esmalte dentário. Repetidos ataques de comilança — comer contínua ou compulsivamente — podem fazer o mesmo.

A bulimia nervosa é um distúrbio alimentar que não apenas prejudica a saúde geral, mas também é particularmente destrutivo para os dentes. Esse distúrbio envolve comer compulsivamente seguido por “purgação” — vômito auto-induzido, jejum e uso de laxantes, diuréticos ou pílulas para emagrecer.

Os comedores compulsivos consomem uma grande quantidade de alimentos muito rapidamente. Embora isso possa temporariamente acalmar a fome, a raiva, a tristeza ou outros sentimentos, comer compulsivamente pode criar dor de estômago e ansiedade em relação ao ganho de peso.

O sistema digestório contém ácidos fortes que quebram os alimentos. Quando o vômito é usado para expurgar os alimentos do corpo, esses ácidos atacam o esmalte dental. Vômitos repetidos podem provocar erosão grave do esmalte dental. Com o tempo, dentes expostos aos ácidos estomacais podem se tornar desgastados e transparentes. A boca, a garganta e as glândulas salivares podem se tornar inflamadas e sensíveis. A anorexia nervosa é outro distúrbio alimentar sério prejudicial à saúde geral e aos dentes. Caracteriza-se por um medo intenso de ganhar peso, um desejo de se tornar cada vez mais magro e uma incapacidade de manter um peso minimamente normal para a altura e idade.

Pessoas que sofrem de bulimia ou anorexia não recebem minerais, vitaminas, proteínas e outros nutrientes necessários em quantidade adequada para uma boa saúde. Esse tipo de “dieta” representa um ônus para o corpo inteiro, roubando o combustível de que o corpo necessita e causando potenciais lesões aos dentes, músculos e órgãos vitais.

Para manter seu sorriso saudável, limite os petiscos e faça refeições nutritivas e bem balanceadas que incluam alimentos dos cinco principais grupos:

Pães, cereais ou outros grãos
Frutas
Vegetais
Carne, peixe, aves ou outras fontes de proteínas
Leite, iogurte ou queijo

Nenhum comentário: