Páginas

18 fevereiro 2010

Como Cuidar dos Dentes do Meu Bebê?

Como devo cuidar dos dentes do meu bebê?
Os bons cuidados bucais começam cedo na vida. Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde. Por exemplo, a tetraciclina, um antibiótico comum, pode causar a descoloração ou manchas nos dentes. Por esta razão, não deve ser usada por mães que estão amamentando ou mulheres na segunda metade da gravidez.

Como os dentes do bebê geralmente nascem por volta dos seis meses de idade, não há razão para usar os procedimentos padrão da higiene bucal, ou seja, a escovação e o uso do fio dental. Mas, os bebês têm necessidade de cuidados bucais especiais que todos os pais devem conhecer. Entre esses cuidados estão a prevenção das cáries causadas pelo uso da mamadeira e a certeza de que seu filho está recebendo uma quantidade adequada de flúor.

O que são as cáries de mamadeira e como evitá-las?
São cáries causadas pela exposição freqüente a líquidos que contém açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos que contém açúcar se acumulam ao redor dos dentes por longos períodos de tempo, enquanto seu bebê está dormindo, provocando as cáries, que primeiro se desenvolvem nos dentes anteriores, tanto da arcada inferior quanto da superior. Por esta razão, nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, dê a ele uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. Ao amamentar, não deixe o bebê se alimentar continuamente. E após cada mamada, limpe os dentes e as gengivas do seu bebê com um pano ou uma gaze umedecidos.

O que é o flúor? Como saber se meu bebê está recebendo a quantidade certa de flúor?
O flúor faz bem mesmo antes de os dentes do seu filho começarem a aparecer. Ele fortalece o esmalte dos dentes enquanto estes estão se formando. Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantidade de flúor adequada ao desenvolvimento dos dentes. Para saber se a água que você recebe em casa contém flúor e qual a quantidade de flúor que é colocada nela, ligue para a empresa de distribuição de água no seu município. Se a água que você recebe não tem flúor (ou não contém a quantidade adequada), fale com seu pediatra ou dentista sobre as gotas de flúor que podem ser administradas ao seu bebê diariamente. Se você usa água engarrafada para beber e para cozinhar, avise seu dentista ou médico. É possível que eles receitem suplementos de flúor para seu bebê.

Fonte: Colgate

Medicações podem tornar as consultas odontológicas mais relaxantes e confortáveis

Analgésicos não narcóticos são as drogas mais comumente usadas para alívio da dor dentária ou dor após tratamento dentário. Essa categoria inclui aspirina, acetaminofen e anti-inflamatórios não esteroidais como o ibuprofeno. Analgésicos narcóticos, como aqueles contendo codeína, agem no sistema nervoso central para aliviar a dor. São usados para dores mais severas.

Anestésicos tópicos são aplicados aos tecidos bucais com uma haste flexível para evitar a dor em nível superficial. Seu dentista pode usar um anestésico tópico para amortecer a área como preparação para administrar um anestésico local injetável. Anestésicos tópicos também podem ser usados para acalmar úlceras bucais dolorosas.

Anestésicos locais injetáveis evitam a dor numa área específica da boca durante o tratamento por bloquear os nervos que transmitem a dor e amortecer os tecidos bucais. Eles causam um amortecimento temporário frequentemente chamado de "lábio inchado". Os anestésicos injetáveis podem ser usados em procedimentos como restauração dentária, preparação de dentes para coroas ou tratamento de doença periodontal. Agentes antiansiedade podem ajudá-lo a relaxar durante as consultas odontológicas e geralmente são usados em associação com anestésicos locais. Os dentistas também podem usar esses agentes para induzir uma "sedação mínima ou moderada", na qual o paciente atinge um estado de relaxamento durante o tratamento, mas pode responder à fala ou ao tato.

Tratamentos mais complexos podem exigir drogas que possam induzir "sedação profunda", causando uma perda de sensação e reduzindo a consciência para aliviar a dor e a ansiedade. Ocasionalmente, os pacientes são submetidos a "anestesia geral", na qual drogas causam uma perda temporária de consciência. Sedação profunda e anestesia geral podem ser recomendadas em certos procedimentos em crianças ou em indivíduos que tenham ansiedade severa ou dificuldade de controlar os movimentos.


Diversas medicações estão disponíveis para ajudar a criar consultas odontológicas mais relaxantes e confortáveis. Alguns remédios controlam a dor, alguns ajudam a relaxar e outros induzem um sono profundo durante o tratamento dos dentes. Você e seu dentista podem discutir vários fatores para decidir quais drogas usar durante seu tratamento: o tipo de procedimento, sua saúde geral, história de alergias e o seu nível de ansiedade são levados em conta ao se determinar qual a melhor abordagem para o seu caso em particular.

©2009 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

30/11/2009