Páginas

06 setembro 2013

Palpação Muscular: Sensibilidade e Especificidade

Rafael dos Santos Silva, Paulo César Rodrigues Conti, Carlos dos Reis Pereira de Araújo, José Henrique Rubo, Carlos Neanes Santos

Abstract


Este trabalho se propõe a analisar critérios de sensibilidade e especificidade relativos à palpação muscular, exame largamente utilizado na abordagem das Disfunções Temporomandibulares. Baseado na literatura pertinente, procurou-se abordar e discutir os aspectos importantes desse exame, as controvérsias existentes, com ênfase na sensibilidade e especificidade, características tão pouco compreendidas, evitando, assim, diagnósticos equivocados e execução de tratamentos desnecessários.
 
 

A Utilização da Toxina Botulínica tipo A na Dor e Disfunção Temporomandibular

Daniela Vieira Amatéa, Ana Paula Novaes, Gabriel Denser Campolongo, Tarley Pessoa de Barros

Abstract


A terapia atual para a disfunção da articulação temporomandibular não é totalmente efetiva. Com o intuito de se solucionar este problema, a toxina botulínica tipo A foi introduzida como o mais novo método terapêutico para pacientes que sofrem desta doença. Este trabalho irá discutir as indicações, contra-indicações, técnica de aplicação e possíveis efeitos colaterais desta droga.
 

A Neuralgia do Trigêmeo: um Enfoque Odontológico

Fernanda Mara de Paiva Bertoli, Murilo Sousa de Meneses, Vanessa Carla Koczicki

Abstract


A neuralgia do trigêmeo, também chamada tic douloureux, é um tipo de dor orofacial caracterizado por episódios dolorosos paroxísticos do tipo “choque elétrico”, que duram de poucos segundos até dois minutos. A dor é desencadeada a partir de pontos-gatilho, que podem estar presentes na face ou na mucosa bucal e podem ser estimulados por atividades do cotidiano, como fazer a barba ou mesmo escovar os dentes. Tais sintomas podem ser confundidos com dores de origem odontogênica, e, pelo fato de confundirem o diagnóstico desta doença, muitos Cirurgiões-dentistas realizam procedimentos desnecessários em seus pacientes. Este estudo tem como objetivo alertar o Clínico Geral sobre a importância de se fazer o correto diagnóstico. Avaliaram-se quatro casos clínicos de pacientes entre 69 e 77 anos que tiveram seus dentes tratados endodonticamente ou até mesmo extraídos desnecessariamente, devido à neuralgia do trigêmeo. Destes pacientes, três apresentaram neuralgia idiopática e um, Neuralgia causada por tumor intracraniano. O tratamento foi realizado através de microdescompressão vascular em três dos casos e de controle com carbamazepina no outro.
 

Neuralgia Idiopática do Trigêmeo: Diagnóstico Diferencial com Dor de Origem Dentária

José Tadeu Tesseroli de Siqueira, Lin Hui Ching

Abstract


O diagnóstico diferencial é fundamental para o tratamento e o controle da dor orofacial. Neste estudo, é feita uma revisão dos critérios diagnósticos que diferenciam a dor dentária da dor paroxística da neuralgia trigeminal. Ambas são de intensidade forte a fortíssima e podem confundir profissionais menos experientes. Intensidade da dor não é patognomônico de causa da dor, pois pode ser a reação à dor e uma resposta individual que expressa componentes afetivos e emocionais. Para o diagnóstico clínico, a qualidade da dor é mais importante. Assim, este artigo discute cinco casos clínicos de odontalgias que foram confundidas com neuralgia, dor facial atípica e DTM – reforçando alguns aspectos importantes sobre a abordagem clínica. O uso indiscriminado de fármacos, analgésicos e antibióticos deve ser considerado devido ao risco do uso prolongado de alguns deles. A troca de medicamentos apenas pelos nomes comerciais, sem considerar o princípio ativo, merece reflexão por parte do profissional.
 

Prevalência de Disfunção Temporomandibular em Pacientes Portadores de Prótese Total Dupla

Raphael Jonson Serman, Paulo César Rodrigues Conti, José Valdes Conti, Milton Carlos Gonçalves Salvador

Abstract


O objetivo do presente estudo foi avaliar a prevalência de sinais e sintomas de DTM em pacientes portadores de prótese total, quando comparados a um grupo de indivíduos dentados. A possível associação com o tempo de uso das próteses e qualidade das mesmas também foi avaliada. A amostra foi constituída de 100 indivíduos (média de idade de 44,4 anos), igualmente divididos em dois grupos: Grupo 1, pacientes portadores de prótese total, e Grupo 2, pacientes dentados. Todos os indivíduos foram solicitados a responder um questionário anamnésico, que deu origem a um índice anamnésico de DTM. Palpação muscular e da ATM, análises da movimentação mandibular, da condição oclusal e das características das próteses também foram realizadas. Testes de associação de qui-quadrado e correlação de Spearman, com nível de significância de 5%, verificaram as hipóteses propostas. Sintomas de DTM moderada e severa foram encontrados em 40% do grupo com PT, enquantosomente 12% do grupo dentado apresentavam tal condição  (p<0 a="" achados="" apesar="" articulares="" avaliados="" caracter="" cautela="" com="" correla="" das="" de="" devem="" devido="" diferente="" discrep="" disto="" div="" dos="" dtm.="" dtm="" e="" encontrada="" entanto="" entre="" espec="" estalidos="" estatisticamente="" ficas="" flutua="" foi="" grupo="" grupos.="" indicam="" m="" maior="" mais="" maxilomandibulares="" n="" natural="" ncia="" ncias="" no="" o="" os="" ou="" p="" portador="" pr="" presen="" preval="" prevalente="" pt="" relacionar="" resultados="" se="" ser="" severidade="" sinais="" sintomas="" sticas="" tais="" tamb="" tempo="" teses.="" teses="" todavia="" uma="" uso="">