Páginas

03 julho 2012

Uso de restaurações indiretas na correção da infra-oclusão: relato de caso

Natalino Neto Lourenço, Carla Vecchione Gurgel, Tatiana Yuriko Kobayashi, Fernanda Borro Bijella, Thaís Marchini Oliveira, Maria Aparecida Andrade Moreira Machado, Daniela Rios

Resumo


A infra-oclusão de molares decíduos é uma situação clínica que pode causar prejuízos ao desenvolvimento da oclusão do paciente, mas com o desenvolvimento das técnicas e materiais odontológicos nos últimos anos, esse quadro clínico pode ser solucionado através de uma terapia mais conservadora. Este trabalho tem como objetivo apresentar a reabilitação de um dente em infra-oclusão através da utilização de uma restauração indireta em resina composta. Esta técnica permite restabelecer as dimensões anatômicas, o equilíbrio oclusal e a estética da criança. Ao final pôde-se concluir que as restaurações indiretas em resina são uma boa opção de tratamento conservador para os casos de infra-oclusão na dentição decídua.
PALAVRAS-CHAVE: Infraoclusão, molares decíduos, reabilitação, restauração indireta, resinas compostas.

Detecção de fratura longitudinal por meio de tomografia computadorizada cone beam: relato de dois casos clínicos

Priscila Dias Peyneau, Claudia Scigliano Valerio, Andréia Cruz Pires Ribeiro Sousa, Daniela Dazzi, Flávio Ricardo Manzi

Resumo


Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância do uso de técnicas avançadas por imagem, para diagnóstico preciso de fratura radicular longitudinal. A tomografia computadorizada por feixe cônico através de reconstruções em terceira dimensão e visualização da região de interesse nos planos axial, sagital e coronal, veio revolucionar o diagnóstico por imagem fornecendo acurácia e precisão.
Relato dos casos clínicos: O diagnóstico de fraturas radiculares longitudinais por meio da tomografia computadorizada por feixe cônico será descrito através de dois casos clínicos. Em ambos os casos, os pacientes foram encaminhados a centro de diagnóstico devido sintomatologia dolorosa e a fratura foi detectada.
Conclusão: O diagnóstico de fratura radicular é muito difícil. O cirurgião dentista deve realizar um exame clínico minucioso e lançar mão das novas tecnologias de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada por feixe cônico, para que seja feito um planejamento adequado e que o paciente tenha um bom prognóstico.
 PALVAVRAS-CHAVE: Fraturas dos dentes, diagnóstico, Tomografia Computadorizada por raios X.

Potencial do MTA e Sealapex agregado ao MTA no selamento apical

Elisandra Gava de Castro, Marcone Reis Luiz

Resumo


Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de selamento apical do MTA- Angelus® e a combinação do Sealapex agregado ao pó do MTA- Ângelus® em retrobturações.
Metodologia: Os canais de incisivos centrais de humanos foram instrumentados e em seguida obturados pela técnica da condensação lateral usando o cimento endodôntico Sealer 26. Os dentes foram divididos aleatoriamente em 2 grupos experimentais (n= 40) e dois controles (n= 4). Em seguida foram realizados apicectomia das raízes a 3 mm do ápice e preparo da cavidade com pontas lisas de ultra-som com 3 mm de profundidade, seguindo-se a obturação retrógrada da seguinte maneira:  grupo 1, as retrocavidades foram preenchidas com MTA-Angelus® e o grupo 2, as retrocavidades foram preenchidas com Sealapex agregado ao pó do MTA- Angelus®. Depois de serem corados com solução de azul de metileno 1% por 24 horas, lavados por 24 horas, os dentes foram seccionados longitudinalmente no sentido vestíbulo-palatino, com um disco diamantado em duas metades, e analisados com uma lupa esteroscópica.
Resultados Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística e mostraram que, o grupo 2 apresentou menor infiltração que o grupo 1 (p<0,01). Conclusão: Conclusão: Concluiu-se então, que o pó MTA agregado ao Sealapex apresenta potencial para serem usados como materiais retrobturadores.

Palavras-chaves: Endodontia, apicectomia, obturação retrograda


Avaliação da eficiência do bastão de gelo e gás refrigerante na determinação da vitalidade pulpar

Álvaro Henrique Borges, Fábio Luis Miranda Pedro, Maura Cristiane Gonçales Orçati Dorileo, Luis Evaristo Ricci Volpato, Alex Semenoff Segundo, Carlo Ralph de Musis, Iussif Mamede Neto

Resumo


O presente estudo teve por objetivo avaliar a eficácia do bastão de gelo e do gás refrigerante, a base de tetrafluoretano, na determinação da vitalidade pulpar em dentes humanos. Foram investigados 749 dentes anteriores superiores de 93 pacientes, com idade entre 10 e 49 anos. Os testes seguiram o protocolo: o isolamento da área com rolos de algodão; secagem do dente; aplicação do estímulo térmico na superfície vestibular dos dentes, no centro da coroa por tempo máximo de 10 segundos; testes realizados, em cada dente, com intervalos de 5 minutos e em caso de resposta positiva de dor, o paciente era instruído a levantar o antebraço esquerdo. Considerando o material, o gás refrigerante mostrou maior índice de resposta positiva (73,82%) com diferença estatisticamente significante (p≤0.05) em relação ao bastão de gelo. Comparando a situação clínica, os dentes cariados apresentaram o maior índice de resposta positiva (p≤0.05) quando estimulados pelo tetrafluoretano (85,87%). Os dentes íntegros apresentaram índices intermediários de resposta positiva (72,31%) e o menor índice foi apresentado pelos dentes restaurados (67,27), estatisticamente diferentes entre si (p≤0.05). Analisando a idade, a faixa etária de 40-49 evidenciou os menores índices de respostas positivas (p≤0.05) com o bastão de gelo. As maiores porcentagens de resposta positiva ocorreram nas faixas de 20-29, 30-39 e 40-49 anos, estatisticamente diferentes (p≤0.05) das demais. Pôde-se concluir que o gás refrigerante, em comparação ao bastão de gelo, mostrou maior eficiência na determinação de resposta positiva da vitalidade pulpar dos dentes anteriores superiores.

Efeito de um Gel de Peróxido de Carbamida a 10% Sobre a Resistência de União de Restaurações Adesivas à Dentina

Joyce BELLAN1, Rafaela C. V. SOARES1, Ana P. D. RIBEIRO2, Diana G. S. SOARES2, Nancy T. SACONO3, Josimeri HEBLING4, Carlos A. S. COSTA5

RESUMO

Objetivo: Este estudo teve como objetivo principal, analisar a interferência do clareamento dentário com peróxido de carbamida (PC) a 10% sobre a resistência de união à dentina de restaurações de resina composta. Material e Método: Vinte cavidades foram preparadas na face vestibular de dentes bovinos. Após condicionamento ácido e aplicação de agente adesivo nas paredes de dentina e esmalte, as cavidades foram restauradas com resina composta. Os espécimes foram divididos em grupos de acordo com tratamento na superfície de esmalte/restauração: G1 – controle (sem tratamento) e G2 (aplicação do gel de PC por 8h/dia, durante 14 dias). Após esse período, foram obtidos os corpos-de-prova em forma de palito com secção transversal de aproximadamente 0,81 mm2, os quais foram submetidos ao ensaio de microtração. As fraturas foram analisadas em lupa estereoscópica e classificadas em: coesiva da resina ou dentina, adesiva ou mista. Resultados: A análise estatística (ANOVA/ χ2) revelou que o fator tratamento interferiu na resistência adesiva, sendo que a resistência de união foi significantemente superior para os espécimes do grupo G2 (p<0,05). Fraturas adesivas predominaram em todos os grupos com valores que variaram de 48,3% a 75%. Fraturas mistas foram às segundas mais observadas em G1 e falhas coesivas da resina para G2. Conclusões: Conclui-se que o clareamento caseiro utilizando gel com 10% de PC aumentou a resistência de união de restaurações adesivas à dentina.

PALAVRAS-CHAVE: Clareamento de dente, resistência à tração, dentina.

Neurilemoma: relato de caso clínico

 Priscilla BN Soares, Lucas Damazio Marangon, Rosana Maria Leal, Hermínia Marques Capistrano, Helenice Andrade Marigo

RESUMO
O Neurilemoma (schawannoma) é um tumor benigno que se desenvolve a partir de uma proliferação desordenada das células de Schwann. É uma lesão nodular, assintomática, localizada preferencialmente na língua e semelhante a lesões proliferativas não neoplásicas. Microscopicamente exibe padrões histológicos característicos denominados Antoni A e Antoni B. O objetivo deste trabalho e fazer uma breve revisão da literatura e relatar um caso clínico.

PALAVRAS-CHAVE: Neurilemoma, schawannoma, tumor neural.

Reação alérgica à mepivacaína: relato de caso

Iussif Mamede Neto, Alessandra Nogueira Porto, Tereza Aparecida Delle Vedove Semenoff, Álvaro Henrique Borges, Fábio Luis Miranda Pedro, Polyanna Caroline Vitor da Silva, Alex Semenoff Segundo

RESUMO
A eficácia dos anestésicos locais no controle da dor em Odontologia é indiscutível, no entanto, reações tanto benéficas como adversas podem ocorrer. As reações alérgicas dependem do fármaco, dose administrada, farmacocinética, farmacodinâmica e predisposição individual. Objetivo: apresentar um relato de caso de reação alérgica à mepivacaína, de paciente do gênero feminino, 22 anos, que apresentou adução de glote durante atendimento de urgência na clínica odontológica do UNIVAG, e posteriormente submetida a testes alergológicos confirmando sensibilidade a mediadores IgE. Em função da hipersensibilidade apresentada, a paciente utilizou prometazina (anti-histamínico)
e prednisona, prévios ao tratamento odontológico, quando necessário o uso de anestésicos locais. Durante o tratamento a paciente respondeu de forma positiva, não apresentando qualquer outra reação adversa com os anestésicos locais usados (lidocaína 2% com epinefrina 1:100.000). Conclusão: apesar de raras as reações alérgicas a mepivacaína, é muito importante que o profissional da área da saúde esteja atento para esta possibilidade, com diagnóstico rápido e início precoce do tratamento.

PALAVRAS-CHAVE: Anestésicos, hipersensibilidade, alergia, mepivacaína. 

Estratégia para restabelecimento de dimensão vertical de oclusão com mini-jig estético - relato de caso

Altamiro Flávio Ribeiro Pacheco, Paula de Carvalho Cardoso, Bethânia Motta Martins Santos, Maria Geovânia Ferreira, Lúcio José Elias Monteiro, Rafael de Almeida Decurcio

Resumo


Este trabalho vem apresentar a estratégia de restabelecimento estético-funcional de um paciente com severa perda de dimensão vertical de oclusão provocada por grandes desgastes dentais induzidos por atividade parafuncional associada a refluxo gastroesofágico. A definição do planejamento e plano de tratamento para a reabilitação oral satisfatória baseou-se inicialmente na confecção do Mini-Jig Estético para determinação de padrão dimensional de oclusão pautado em referências estéticas faciais e buco-dentais e posterior associação de restaurações diretas em resina composta fotopolimerizável e confecção de coroas totais cerâmicas.
 

Dor orofacial e qualidade de vida de adultos

Silvio Rocha Corrêa Silva, Carla Maria Carvalho Leite, Maria Ângela Arêa Leão Ferraz, Moises Franco Barbosa Silva, Yara Terezinha Correa Silva-Sousa

Resumo


Objetivo: observar a prevalência e a intensidade da dor orofacial em adultos que participaram de uma campanha de saúde no município de Ribeirão Preto. Metodologia: o estudo foi realizado por meio da aplicação de um questionário, auto-aplicável, com 19 questões, em 99 pessoas, na faixa etária de 18 e 66 anos. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi o índice Oral Impacton Daily Performances (OIDP), que avaliou, nos seis meses anteriores à pesquisa, experiências de dor na boca, dentes ou próteses e como elas interferem nas atividades diárias. Para análise estatística foi utilizado o programa Epi Info versão 3.4. Resultados: os adultos que participaram desta pesquisa, em sua maioria (52,5%), declararam ter uma saúde bucal excelente ou boa, relataram ter problemas com os dentes (60,6%), não ter problemas com a gengiva (77,8%), não ter gosto ruim na boca (77,8%) ou mau hálito (77,8%). Dos participantes do estudo, 56,6% sentiram dor orofacial nos últimos seis meses e as dores mais frequentes foram: dor provocada por líquidos frios ou quentes (30,3%), dor espontânea (17,2%), ao abrir a boca (17,2%), dor no rosto (13,1%) e na ATM (13,1%). Em relação à severidade a maior proporção observada foi de leve e moderada. Conclusões: mesmo observando uma baixa severidade da dor orofacial, sua prevalência foi alta, o que provável tem efeito negativo na qualidade de vida destas pessoas.

Fratura orbitária tipo blow-out pura em criança: relato de caso clínico


PALAVRAS-CHAVE: Fratura orbitária; paciente pediátrico; trauma facial.

RESUMO: As fraturas do tipo blow-out são aquelas que acometem o soalho orbitário. Podem ser dividas em pura, quando limitadas ao soalho, e impura, quando há o envolvimento do rebordo orbitário. Este trabalho tem como objetivo discutir a dificuldade do diagnóstico imediato quando não há sinais clínicos ou radiográficos evidentes da fratura, bem como ressaltar a importância do exame tomográfico e apresentar um caso clínico de uma fratura do tipo blow‑out pura, numa criança de 10 anos, tratada por meio de reconstrução do soalho orbitário utilizando-se malha de titânio. 

Fluxo salivar e os níveis de ansiedade e depressão em pacientes com a Síndrome da Ardência Bucal: estudo de caso-controle


PALAVRAS-CHAVE: Síndrome da Ardência Bucal; glossalgia; saliva; ansiedade; depressão.

RESUMO: Objetivo: Avaliar os níveis de ansiedade e depressão, e medir a velocidade do fluxo salivar estimulado em indivíduos portadores da Síndrome da Ardência Bucal (SAB). Método: Um total de 60 indivíduos fez parte deste trabalho, dos quais 30 eram portadores da Síndrome da Ardência Bucal (grupo-caso) e 30 eram indivíduos saudáveis (grupo‑controle). Os indivíduos foram submetidos a um exame físico e à coleta de saliva total estimulada para análise da velocidade do fluxo salivar, além de responderem ao questionário Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS). Resultado: No grupo-caso, 93% eram mulheres com média de idade de 61,3 anos. A língua mostrou-se a região bucal mais acometida pela sensação de queimação. Nos indivíduos com a Síndrome da Ardência Bucal, 86% dos pacientes sofriam de ansiedade e 73% de depressão; enquanto no grupo-controle, 46,7% dos indivíduos apresentaram algum nível de ansiedade e 23,3%, de depressão. Os testes do Qui-Quadrado e exato de Fischer revelaram haver diferença significativa entre os grupos em função dos níveis de ansiedade e depressão (p ≤ 0,01). A sialometria revelou que as médias da velocidade do fluxo salivar total estimulada para os grupos-caso e controle foram de 1,02 e 1,06 mL/min, respectivamente (p > 0,05). Conclusão: A presença de alterações psicológicas – tais como a ansiedade e a depressão – pode representar um fator desencadeante da Síndrome da Ardência Bucal; porém, a velocidade do fluxo salivar não parece estar relacionada com essa síndrome.